domingo, 3 de abril de 2011

////

Granada (Genesis)

Hi Guys! Hoje falarei deste bestmodafoquer game lançado para genesis, ou megadrive como a maioria conhece.

- Sem mais, vamos lá.

Lançado em 1990 para o genesis, este shoot'n up foi um dos meus mais preciosos jogos do mega drive, quer dizer, do meu segundo megadrive, tive a infeliciade de testar um NBA de um genesis antigo no meu, sendo que o cartucho literalmente arrombou o slot de entrada.

Daí meus pais foram e compraram um segundo megadrive, aquele na caixinha quadrada cor laranja com um cartucho de 10 in 1 com jogos como: shinobi, flicky, super hang on, california games, golden axe e etc... ai ai! Bons tempos aqueles.


Contudo, lembro que Granada era um jogo com uma dificuldade razoável, mas o último chefe desse jogo era dificil feito a peste.
Mas tentarei fazer uma breve avaliação deste game agora. Vamos lá?

- Ok!
- Ok!

Granada começa em um nem tão distante futuro de 2016. Sério! Já estamos em 2010 e nada de naves voadoras particulares como nos Jetsons e nem de motos aéreas velozes como em Judge Dredd. Pouco se evoluiu em relação ao que os jogos ou a mídia prometeu.


Mas voltando, você começa em uma cidade pós apocalíptica com a missão de varrer todos da face da terra, ou pelo menos do seu radar no canto inferior direito. Seu objetivo é simplesmente e exclusivamente este: Limpar toda a fase dos inimigos, encontrar o chefe, e destruí-lo. Parece bobo, simples e fácil, mas nem tanto caro robin!

- Por que?
- É o que eu vou explicar neste exato momento.

A cada fase a dificuldade será cada vez mais percebida, os inimigos ficam numerosos e mais resistentes, o que vai necessitar de uma estratégia, por mais simples que seja, poupando um bom trabalho, e muitas vidas. Só para ter noção do estrago, você poderá ser encurralado enquanto os outros fazem o trabalho sujo tirando sua vida ou empurrado-o para fora de um avião a sei lá quantos mil pés de distância do solo.


Os chefes também são uma dificuldade a parte, e também necessitam de uma estratégia para que possam vencé-los, o que torna o jogo mais desafiante. Certos chefes sofrem dano somente ao abrirem a guarda, e estes só a abrem quando você se encontra indefeso e sem atirar, ou acertar um chefe por tabela, isso mesmo que você leu! Demora um pouco até entender como atingir diretamente um chefe, mas você saberá bem quanto estiver causando danos. Todos os chefes reagem diferente e com mais velocidade quanto estão perto de serem destruídos. Até ai a inteligência artificial do jogo é um ótimo atrativo.

A jogabilidade.
Por ser um jogo de ação, você termina por andar, se desviar, recuar e se proteger, e MUITO. Mas você poderá fazer até duas coisas ao mesmo tempo usando o botão de trava do jogo. Ele mantem a direção do tiro enquanto você move seu tanque para cima ou para baixo na tentativa de escape estratégico, o que é muito útil e inteligente de se fazer. Você encontra também o tiro concentrado que é capaz de te lançar para trás e power-ups que ajundam um bocado durante os momentos mais críticos do jogo.

O som.
Particularmente, acho a trilha sonora deste jogo fantástica, o genesis consegue deixar o som mais sombrio e marcante que muitos outros consoles, e neste jogo é uma coisa de louco. Com poucas horas de jogo, tenho certeza que pelo menos a música de introdução e de game over, ou de algumas das fases ficará na sua cabeça por horas.

- É o capeta querendo tua alma!
- ...

Os Gráficos
Os gráficos são bons, detalhados, mas que em certas partes do jogo, devido a quantidade de sprites por tela, geram slowdowns. O que chateia, pois, são nestes momentos de tensão que o jogo perde um pouco da sua velocidade e te deixa um pouco indeciso na hora de fazer sua estratégia. Os chefes são bem desenhados, com movimentações características e de bom agrado.
A noção de profundidade em certas fases também são uma boa para um jogo visto de cima.

Granada é um ótimo jogo, apesar dos seus slowdowns, que não peca em vários requisitos e te garantirá muitas horas de jogatina. Vim zerar essa porcaria somente no emulador, por que sempre chegava no último chefe com meio life e nenhuma vida. RAIOS! Graças a Deus lançaram jogos com memória. Isso deixa o tio Sybas muito feliz :D

Por hoje é só, ou talvez não! Se eu tiver algum tempo sobrando e paciência posto algo novo!

See Ya

-------
Granada
Ano de lançamento: 1990
Wolfteam
Gênero: Ação - Shoot'n Up
Jogadores: 1

Nota de avaliação: 8,5

0 Reactions to this post

Add Comment

    Postar um comentário